quarta-feira, 15 de junho de 2011

O artigo a ser desenvolvido

Título:
A Percepção dos Alunos de Administração e de Ciências Contábeis Sobre os Métodos de Avaliação.

Questão de pesquisa:
Como é a percepção dos alunos sobre o processo de avaliação nos cursos superiores de administração e de ciências contábeis?

Objetivo geral:
Entender como os alunos percebem a avaliação por competências

Objetivos específicos:
  • Levantar quais os instrumentos de avaliação mais utilizados;
  • Observar quais são os objetos de avaliação adotados;
  • Entender o caráter da avaliação pela ótica do discente;
  • Analisar quais são os fatores que os discentes entendem como significativos para sua carreira profissional nas avaliações;
  • Observar se os alunos compreendem o que é avaliação por competências.
 Justificativa:
Apesar de as instituições de ensino alardearem seus métodos de ensinagem como adequados às demandas por competências no mercado de trabalho, ainda resta dúvida se no momento de avaliar, os critérios adotados estimulam ou inibem a percepção sobre as competências que serão necessárias no meio profissional. Este trabalho poderá servir para reavaliar métodos e instrumentos de avaliação adotados nos cursos de administração e contábeis e permitir uma readequação às propostas do projeto político pedagógico da instituição, às normas legais em vigor e atender ao perfil profissional que o mercado procura.

Metodologia:
Pesquisa quantitativa, de natureza exploratória. O método a ser adotado é a aplicação de um instrumento estruturado, validado por dois doutores, um da área de administração e outro da pedagogia.
Será realizada uma Survey, com questões que permitam o aluno situar-se numa Escala Likert, de 1 a 7, onde deverão responder sobre a sua concordância em diversos graus com afirmativas apresentadas sobre o tema.
Primeiramente as amostras serão caracterizadas e as significâncias das respostas serão analisadas através de correlação.
Após, pretende-se avaliar os dados estatísticos através de análise fatorial, para compreender a percepção dos alunos sobre a forma como são avaliados.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Certezas provisórias e dúvidas temporárias

Certezas provisórias sobre a avaliação por competências:
  • Justa;
  • A todo instante;
  • Feedback;
  • Ninguém é nota zero;
  • Todos podem ser nota dez;
  • Prova não é avaliação definitiva.

    Dúvidas temporárias sobre a avaliação por competências:

    • Notas?
    • Conceitos?
    • Parecer?
    • Avaliação comparativa?
    • Auto-avaliação, sim ou não?
    • Provar o quê?

    segunda-feira, 13 de junho de 2011

    Avaliação pela LDB 9.394/96

    Dois artigos são fundamentais para entender como a Legislação orienta a avaliação.

    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394/96 menciona:

    Art. 43. A educação superior tem por finalidade:

    I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

    II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

    III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

    IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

    V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

    VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

    VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

    A avaliação, especificamente, é tratada no artigo 47º, primeiro parágrafo:


    Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
    § 1º As instituições informarão aos interessados, antes de cada período letivo, os programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação, obrigando-se a cumprir as respectivas condições.