quinta-feira, 7 de julho de 2011

Metodologia e descrição da amostra

Foi realizada uma survey entre os alunos do Centro de Ciências Econômicas da UNISINOS, com o objetivo de desenvolver um estudo teórico-empírico que pudesse responder a questão de como os alunos percebem a avaliação por competências.
Os questionários foram aplicados em sala de aula, em data de avaliação final, em que os alunos responderam a 6 questões investigativas sobre o perfil do aluno e 25 dirigidas ao tema deste estudo, avaliação por competências.
Foram entrevistados 32 alunos, sendo 16 de Ciências Contábeis, 13 de Administração e 3 de RH. Para fins de comparação estatística, os alunos de Administração e RH foram agrupados, gerando dois grupos de proporções semelhantes. As análises das médias das respostas poderam ser analisadas comparando grupos, porém, levantamentos estatísticos mais sofisticados, como análise de correlação e fatoriais foram estudados pelo total da amostra.

Curiosamente, há uma desproporção entre gêneros na amostra, com predominância de 84 por cento do sexo feminino.

 
A idade dos entrevistas fica entre 20 e 52 anos, com média de aproximadamente 28 anos.
 
Observou-se que 30 dos 32 entrevistados trabalham, o que pode permitir um pressuposto de que já têm noção das competências que lhes serão cobradas na vida profissional.

 

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