quinta-feira, 7 de julho de 2011

Correlações

Fizemos uma análise de correlação das repostas obtidas com o objetivo de avaliar o grau de associação dos respondentes com relação aos questionamentos investigados na pesquisa. As correlações mais relevantes estão identificadas em amarelo.
As relações mais fortes entre os atributos pesquisados foram: Q11 (Os instrumentos de avaliação usados no curso são apropriados) x Q13 (A avaliação costuma ser usada como apoio na aprendizagem) e Q22 (As avaliações estão abertas a opiniões) x Q25 (As avaliações são de caráter pessoal e não devem ser publicadas). No entanto, estas duas relações (Q11xQ13 e Q22xQ25) possuem direções opostas. Enquanto a correlação entre Q11 e Q13 é forte e positiva, ou seja, à medida que as respostas de uma variável aumentam as da outra também crescem (correlação = 0,73),  a correlação entre Q22 e Q25, apesar de forte, é moderadamente negativa, ou seja, à medida que as respostas de uma das variáveis aumentam a da outra diminuem (correlação=-0,65).

De uma forma conclusiva podemos dizer que: as avaliações atribuidas pelos respondentes quanto aos instrumentos de avaliação usados no curso são apropriados e a avaliação costuma ser usada como apoio na aprendizagem seguem um mesmo sentido de opinião. Ou seja, os respondentes que DISCORDAM que os instrumentos de avaliação são usados de forma apropriada (Q11) também DISCORDAM que a avalaição costuma ser usada como apoio na aprendiazagem(Q13) e aqueles entrevistados que CONCORDAM que os instrumentos de avaliação são usados de forma apropriada (Q11) também CONCORDAM que a avalaição costuma ser usada como apoio na aprendiazagem(Q13). Possuem, portanto, o mesmo sentido de resposta para os dois aspectos investigados.
 
Já quando analisamos os itens: As avaliações estão abertas a opiniões(Q22) e as avaliações são de caráter pessoas e não devem ser publicadas (Q25) as respostas acontecem de sentido inverso. Ou seja, os respondentes que DISCORDAM que as avaliações estão abertas a opiniões (Q22) CORCORDAM que as avaliações são caráter pessoal e não devem ser publicadas (Q25) enquanto aqueles entrevistados que CONCORDAM que as avaliações estão abertas a opiniões (Q22) DISCORDAM que as avaliações são de caráter pessoal e não devem ser publicadas (Q25). Possuem, portanto, o sentido oposto de resposta para estes dois aspectos investigados.

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